segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exercício e colesterol. O meu caso… ~ José Soares

Exercício e colesterol. O meu caso… ~ José Soares
quarta-feira, 25 de maio de 2011

2º CANYONING CSPT




Vai-se realizar no dia 3 de Novembro, o 2º Canyoning organizado pelo Centro Social da Paróquia de Taíde.
Com vista a passarmos um dia diferente e bem radical, recorreu-se a uma empresa especializada para levar a efeito um dia repleto de adrenalina, assim o esperamos!!!
A saída será por volta das 13 horas do CSPT. 


Um pouco mais tarde iremos descer o rio numa zona onde este apresenta o seu carácter mais selvagem e acreditem que vão ter imagens que valem mais do que as palavras que se possam escrever.
Será uma actividade com cerca de 3 horas, acessível a quem desejar juntar-se a nós, neste dia repleto de aventura.

Canyoning é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto teve o seu nascimento no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha.

O desporto em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios, que proporcionam esta prática desportiva.

A emoção e adrenalina é a maior atracção para os praticantes que se apaixonam pela exploração de canyons. Aquando do avanço progressivo do rio, os praticantes conseguem ser supreendidos por situações novas e inesperadas.

Ao contrário do que alguns pensam, o Canyoning é um desporto extremamente seguro, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante do desporto uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia.

Portanto, estão reunidas as condições, esperamos que se junte a nós nesta grande aventura e mais uma vez refiro "acessível a quem queira participar".

Preço

35 euros, os quais incluem:
- Seguro;
- Fato Neoprene;
- Capacete;
+ 5 euros: Botas técnicas.

Incrições e informações:
Tlm.: 965343496 Prof. Adelino Soutinho
adelinosoutinho@gmail.com

Nota: Pode fazer a sua inscrição acedendo neste blog no Link EVENTOS
segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia Mundial da Dança








Decorreu no dia 28 de Abril a comemoração do Dia Mundial da Dança. O Centro Social da Paróquia de Taíde decidiu assinalar este marco de uma forma diferente e original.
No âmbito do projecto de animação sócio-cultural proposto pelo gabinete de Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhosos, o Centro Social da Paróquia de Taíde elaborou um programa envolvendo toda a comunidade desta IPSS.





Portanto, tivemos participantes desde 1 ano até aos 90 anos! Pois participaram todas as valências do CSPT, ou seja, Creche, ATL, Centro de Dia, Lar e Colaboradores.

Muitos participantes, cerca de 250, vindos de várias instituições da Póvoa de Lanhoso, poderam assistir a este espectáculo durante quase uma hora, foram dadas a conhecer variadíssimos estilos de dança, como por exemplo Rock N'roll, Oriental, Ritmos Africanos, Pop, Música Popular, Ballet, Hip Hop, entre outros.





O público mostrou uma boa interacção, mostrando interesse e entusiasmo pelo espectáculo proporcionado.





Finalizou-se o dia, o qual se tornou um grande convívio entre instituições através de num lanche.













Dia Mundial da Dança
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Desfile de Carnaval


Dando cumprimento ao seu plano anual de actividades, o Centro Social da Paroquia de Taíde, vai mais uma vez organizar o já seu habitual desfile de Carnaval. Para esta iniciativa contamos com a precisosa ajuda dos nossos amigos, os quais já têm "perdido" uns bons serões na criação de verdadeiras obras de criatividade.

Por isso, esperamos por si, no dia 6 de Março, a partir das 15 horas para mais uma animada tarde pelas principais ruas de Taíde.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Preparação do Jardim


Desta vez, a actividade planeada para os utentes do CSPT foi de exterior, aproveitando o bom tempo que se fez sentir, dedicámo-nos às actividades de jardinagem, mas para preparar o jardim, foi necessário preparar a terra.

Então, iniciámos a limpeza do espaço exterior, não é que estivesse sujo, mas foi necessário cavar a terra, de forma a limpar o espaço de ervas daninhas para, posteriormente, dedicarmo-nos às sementeiras.

Juntámos alguns idosos que cavaram, engassaram, podaram e limparam uma alargada zona do jardim. Os nossos utentes participaram activamente em mais esta actividade.

Trabalhos manuais


Dando cumprimento ao plano de actividades, foi proposto aos nossos idosos a criação de um grupo de jogos tradicionais.

Assim, o primeiro a criar foi um tabuleiro de damas, os idosos ajudaram na preparação do material:

- Corte da madeira;

- Lixar;

- Colar / pregar;

- Pintar / envernizar.

Apesar do produto final ser simples, este exigiu bastante por parte destas habilidosas mãos.

A actividade teve muita receptividade por parte dos utentes, os quais participaram com interesse e as tarefas foram-se distribuindo conforme a vocação de cada um.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Em pleno!!!

O Centro Social de Taíde, encontra-se em pleno na sua actividade. Neste momento temos todas as valências que nos propusemos, a funcionar quase a 100%.
A nossa filosofia de trabalho, obriga-nos a constantes remodelações, sempre em busca do melhor para os nossos, mais diversificados, utentes, e quando falamos em clientes diversificados a palavra assume todo o sentido, pois vamos desde os 5 meses até aos 94 anos!!
Neste momento as valências que o CSPT disponibiliza são as seguintes:
- Creche;
- Jardim de Infância;
- Actividades de Tempos Livres;
- Apoio domiciliário;
- Centro de dia;
- Lar residencial.
Com toda esta actividade, a equipa cresceu imenso, mas a vontade de trabalho, a capacidade de relacionamento e uma procura constante da melhor oferta, são os factores motivacionais que necessitamos.
Desta forma, pretendemos, a partir, de hoje, dar-vos a conhecer algum do trabalho que por aqui se desenvolve.
terça-feira, 20 de julho de 2010

Centro Social de Taíde EM FESTA

No passado fim de semana, o Centro Social da Paróquia de Taíde (CSPT), levou a cabo um conjunto de actividades de forma a angariar fundos de apoio para a fase final de contrução do Lar de Idosos e Creche.




Foram vários os eventos agendados, Caminhada, Cicloturismo, BTT, Desporto Aventura e o já tradicional Arraial Minhoto.

Todo o programa foi realizado de forma a abranger todas as faixas etárias, o qual se veio a verificar, desde as crianças até aos avós que não se deixaram influenciar pela sua idade. Relativamente às actividades desportivas e apesar de estarmos à espera de maior afluência de participantes (nomeadamente no BTT) tivemos cerca de 100 participantes que poderam descarrregar todo o stress que se vai acomulando nas nossas vidas agitadas.

O saldo foi bastante positivo, factor verificável através do entusiasmo demonstrado e pelos "feedback's" recolhidos juntos dos participantes, os quais destacaram, naturalmente, as paisagens e os cursos de água atravessados.

Nos Desportos Aventura, escusado será dizer que a descarga de adrenalida foi muito alta, com o slide e o paintball a divertirem imenso quem ousou experimentá-los.


Mas, o principal evento, estava egendado para o final da tarde, o Arraial Minhoto. Com enorme afluência, onde o convívio foi a palavra de ordem. Juntaram-se os familiares e amigos no Terreiro de Taíde para momentos de descontracção e mesmo desgustação de sardinhas e carnes grelhadas acompanhados pelos bons vinhos da região, e claro, não faltou o tradicional caldo verde.

Durante o Arraial, os participantes poderam-se divertir através das actuações dos Idosos e das Crianças do CSPT, do Rancho Folclorico de Porto de Ave - Taíde, Funcionários do CSPT e o Grupo Musical AKISOM, que veio fechar a noite com uma boa actuação e muita interacção com o público.


Para finalizar, e como balanço final, os principais objectivos traçados pelo CSPT foram atingidos. Ou seja, dinamizou-se a instituição e com a contribuição de todos fez-se a recolha de alguns fundos monetários, como já foi referido, importantes para a finalização das obras projectadas.








Arraial CSPT
Reportagem Centro Social da Paróqui de Taíde
terça-feira, 1 de junho de 2010
Em EVENTOS tem toda a informação sobre as actividades propostas.
segunda-feira, 17 de maio de 2010

Centro Social encontra-se na fase final da sua construção!!

Vista panorâmica CSPT

Mais informações sobre Taíde: http://www.jf-taide.pt/

Centro Social da Paróquia de Taíde
  • Creche (previsão de inicio funcionamento: Setembro de 2010 – capacidade:33 clientes)
  • ATL (em funcionamento desde 1990 – capacidade: 22 clientes)
  • Centro de Dia (em funcionamento desde1990 – capacidade: 25 clientes)
  • Serviço de Apoio Domiciliário (em funcionamento desde 1990 – capacidade: 40 clientes)
  • Lar de Idosos (previsão de inicio de funcionamento - capacidade:16 clientes)

Outros projectos em funcionamento:
- "Curso Formação de Adultos – 9.º ano - Apoio Familiar e à Comunidade"

- Programa de Formação (terminou em Fevereiro de 2010)
o "Curso Formação de Adultos – 12.º ano – Auxiliar de Acção Educativa" – Programa de Formação (termina em Outubro de 2010)

- Formação dos Quadros Internos – Programa de Formação Certificada, com o apoio do POPH para os Quadros Internos da Organização ao nível de competências técnicas e comportamentais – 350 horas (inicio em Setembro de 2010 e término em Setembro de 2011)


Estatuto
Pessoa Colectiva de Utilidade Pública / IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social

Morada
Rua Dr. Francisco Vieira e Brito, n.º 614830-737 Taíde – Póvoa de LanhosoTelefone 253 943 249 Fax 253 943 249
Email: centrosocialtaide@gmail.com Website http://www.csptaide.pt (em construção)

Clica Na Imagem

About Me

Seguidores